Site ANAJUR Site ANAUNI Site ANPAF
Site ANPPREV Site APBC Site SINPROFAZ Site APAFERJ

TVForum

Vídeos

Newsletter




Busca



Trabalhando em prol dos Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores Federais e Procuradores do Banco Central

 
Forum discute a criminalização por violação das Prerrogativas dos Advogados em audiência pública PDF Imprimir E-mail
09-Jul-2009

Os dirigentes do Forum Nacional da Advocacia Pública Federal participaram de audiência pública nesta quinta-feira (09/07), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O objetivo foi discutir a criminalização por violação das Prerrogativas dos Advogados e a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 83/08) que trata do assunto.

O presidente do Forum, João Carlos Souto, defendeu a aprovação do projeto e disse ser necessário ter garantias contra a violação das prerrogativas dos advogados. “O Forum apóia a aprovação do projeto porque o advogado de hoje sente-se, relativamente, desprotegido e precisa ter a paridade de armas com as outras carreiras essenciais à administração da justiça”, disse.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, também defendeu com veemência a aprovação do projeto e disse que o objetivo da OAB é que a criminalização de quem viola tais prerrogativas seja inserido também no Estatuto da Advocacia, tornando-o um tipo muito mais fechado e específico do que o existente hoje na lei penal. “Na lei já há garantias para punir o advogado que abusa. É preciso ter uma regra para o magistrado que também abusa”, defendeu.

O autor do requerimento de audiência pública sobre a matéria é o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Acompanharam os debates o presidente da CCJ e relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o senador Marco Maciel, advogados de vários Estados e a presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros.

Almoço

Após a audiência pública os dirigentes do Forum participaram de um almoço com o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e conselheiros, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), Ronald Christian Alves Bicca.

A reunião foi para tratar de assuntos de interesse das carreiras da advocacia pública como a questão dos honorários de sucumbência e a PEC 210.

Na oportunidade o presidente do Forum registrou o apoio que a OAB nacional tem dado à advocacia pública. Lembrou alguns pontos como a questão dos honorários, o período de greve e uma ADIN impetrada pela entidade do Sinprofaz. Como forma de reconhecimento, Souto propôs a instituição e concessão do primeiro título benemérito da advocacia pública ao presidente da OAB, Cezar Britto. O presidente da OAB mostrou-se agradecido com o reconhecimento.

Uma nova reunião deverá ser agendada para a próxima semana.

 

 
< Anterior   Próximo >